Não é apenas para evitar Detran RS multas que os motoristas precisam aprender direção segura: uma postura responsável ao volante previne acidentes fatais e não fatais, mas que podem gerar traumas e sequelas físicas. 

Dicas de direção segura

Infelizmente, um número grande de pessoas ainda não tem responsabilidade quando está na condução de um veículo.

É claro que os custos do Detran RS multas também são altos para quem não respeita o Código de Trânsito Brasileiro.

Sendo assim, fique atento às dicas para dirigir de forma correta, preservando a sua vida e a de todos os envolvidos em vias públicas.

Não fuja das aulas de reciclagem do Detran RS

São comuns os casos de pessoas tirando carteira de motorista que simplesmente compram o documento e não comparecem às aulas teóricas e práticas, nem fazem as provas do Detran.

Tudo isso torna esse futuro motorista muito perigoso porque ele não tem a gama de conhecimentos necessários para conduzir com segurança.

Por isso, a primeira dica de direção segura é fazer todas as aulas obrigatórias para a primeira carteira de motorista e para a renovação do documento.

São nessas aulas que se recebem dados importantes sobre primeiros socorros, mortalidade no trânsito e muito mais.

Uma ressalva importante é que comprar a carteira de motorista para não precisar frequentar as aulas teóricas e práticas (ou para garantir a aprovação) configura crime de fraude. 

Nunca fique perto do veículo à frente

É claro que pode ser difícil manter distância durante um trânsito muito intenso, mas é fundamental fazer o possível. Isso porque a cada arrancada, o veículo que está à frente pode recuar um pouco, dependendo do seu modelo.

Outro risco de batida existe se o motorista da frente precisar parar o veículo de repente: caso o seu carro esteja muito próximo, você não conseguir frear a tempo e ocorrer uma colisão.

O mesmo risco existe no caso de o veículo da frente desligar inesperadamente, o que se chama de “morrer”. 

Fique atento às placas 

Todas as ruas e rodovias têm placas de trânsito fornecendo indicações aos motoristas e é muito importante para uma direção segura ficar atento a essas placas.

Um erro comum dos motoristas é relaxar quando já conhecem um pouco daquela rota, mas isso pode fazer com que eles se confundam.

Se você está passando pela primeira vez por aquele lugar, observar bem as placas de trânsito é ainda mais importante porque isso evitará que você faça uma conversão proibida, entre na contramão, etc. 

Acenda os faróis à noite e durante neblinas

Em todas as situações nas quais há pouca visibilidade, é essencial acender os faróis.

Alguns motoristas acham que não é preciso fazer isso quando há neblina durante o dia porque “ainda dá para ver”, mas é necessário ter em mente que nem todos os outros condutores podem enxergar da mesma forma. 

Sendo assim, quando há uma neblina muito intensa ou está à noite, é obrigatório acender os faróis e mantê-los assim até que haja boas condições de visibilidade novamente.

Só faça ultrapassagens quando for seguro

As ultrapassagens são coisas corriqueiras, mas podem ser a causa de acidentes graves.

Dessa forma, a regra de ouro é: só ultrapassar o veículo da frente se for extremamente necessário.

Caso contrário, vale a pena esperar um pouco até que vocês sigam pistas diferentes. 

Se for preciso ultrapassar, existe um roteiro a seguir: primeiro, dar a seta. Depois, chamar a atenção do motorista por meio da buzina.

É fundamental ter certeza de que o condutor percebeu que será ultrapassado. 

Além disso, é muito importante ficar sempre de olho no retrovisor para confirmar que não existem outros veículos entrando na mesma pista para a qual você quer desviar. 

Não dirija se perceber avarias sérias no veículo

Há alguns problemas mecânicos que não recebem atenção suficiente e que podem causar acidentes.

Um deles é a falta de óleo para lubrificar os freios; além disso, muita gente sente que seu freio não está 100% e decide dirigir mesmo assim, confiando apenas no freio de mão. 

Pneus carecas são outros perigos vistos todos os dias nas ruas e rodovias. Por isso, só conduza o seu veículo se ele estiver plenamente seguro. 

Cuidado com a pista molhada

A frenagem do veículo precisa estar 100% e é muito importante conhecer as técnicas de direção na chuva, que são explicadas nas aulas do Centro de Formação de Condutores. 

A principal dica é: se frear em pista molhada, nunca mova o volante.

A partir do momento em que o freio foi acionado, você deve deixar as mãos firmes sobre o volante, sem virá-lo, até que o veículo pare ou chegue até a parte seca da pista.

Se você tirou a sua carteira de motorista há pouco tempo ou sente que não domina a pista molhada, evite a direção em dias de chuva.