Você sabe a importância de tirar a primeira identidade do seu filho? Muitos pais acham que o filho deve ter o seu primeiro RG quando já está alfabetizado e acima dos 10 anos de idade. 

Como tirar a primeira identidade do seu filho

No entanto, o registro geral pode ser emitido com o filho ainda bebê, o que ajuda os pais a não precisarem usar a certidão de nascimento em todos os momentos, conservando o documento que é extremamente essencial para qualquer cidadão. 

No estado de Minas Gerais, seja em Belo Horizonte ou no interior, é necessário ir até um Posto de Identificação da Polícia Civil ou Unidade de Atendimento Integrado – UAI, para emissão do Registro Geral .

No entanto, não basta ir até o local, mas é necessário efetuar previamente o agendamento uai ou agendamento na polícia civil. 

Quer saber mais sobre como emitir a primeira identidade do seu filho? Continue lendo a matéria!

O que é o registro geral?

O registro geral, também conhecido como RG, cédula de identidade, carteira de identidade ou apenas identidade, é o documento nacional de identificação civil no Brasil. 

Nele, constam as informações pessoais de cada cidadão, como: nome, filiação, data de nascimento, foto, digital, assinatura, órgão responsável pela emissão e data de emissão. 

Embora sua emissão seja de responsabilidade dos governos das unidades federativas, o documento tem validade em todo território brasileiro. 

Quem pode ter o Registro Geral Brasileiro?

Independente da idade do cidadão brasileiro, possuir o RG é um direito  incontestável, e sua primeira via sempre será gratuita. Para ter direito ao RG, basta se enquadrar em um dos grupos:

  • Brasileiro nascido no Brasil;
  • Brasileiro nascido no exterior;
  • Brasileiro naturalizado;
  • Português com igualdade de direitos;

Em caso de perda, roubo ou furto, qualquer cidadão brasileiro pode solicitar a segunda via do documento, no entanto, ela possui um custo que varia de região para região. 

Passo a passo para tirar a identidade

Agora que você já sabe os órgãos responsáveis pela emissão da identidade, vamos acompanhar um passo a passo para solicitar a primeira identidade do seu filho. 

1 – Efetue o agendamento no canal oficial UAI ou pelo canal da Polícia Civil, escolhendo a melhor hora, local e dia. 

2 – No dia escolhido, compareça no horário portando os seguintes documentos: 

  • 2 Fotos 3×4
  • Certidão de nascimento: original ou cópia autenticada;
  • Documento oficial do responsável ou carta de representação oficial;
  • Comprovante do agendamento e número do protocolo. 

Valor da primeira identidade

Independente da idade com que se tira a primeira identidade, ela é sempre gratuita, ou seja, não há nenhuma taxa pela sua emissão. 

Prazo para entrega da identidade

Os postos UAI tem como objetivo garantir um melhor serviço para os cidadãos, com qualidade, eficiência e praticidade. 

Apesar disso, os postos UAI atendem uma grande quantidade de cidadãos por dia, ou seja, inúmeros documentos, solicitações e serviços. 

Por isso, a identidade tem o prazo de uma semana para ser entregue, quando pronta, você será notificado por SMS e deverá ir buscar o RG portando:

  • Identidade do responsável;
  • Certidão de nascimento do filho;
  • Número de protocolo enviado por SMS.